sábado, 10 de dezembro de 2011

O Racismo e a Violência Doméstica


Por Rayanne Santos Moulaz
O racismo está presente em nossas vidas há séculos, esses ideais racistas tiveram início por volta do século XV. As pessoas que não fossem brancas, ricas e católicas eram vítimas de preconceito, essas raças como os judeus, mouros, negros, ciganos e índios eram considerados uma raça inferior, não civilizada e por isso podiam ser escravizados, perseguidos e mortos. Esse ideal de civilidade era estimulado principalmente pela igreja católica, que buscava na discriminação uma forma de manter seu prestígio social, onde utilizavam de relatos bíblicos, da ciência e posteriormente da antropologia para dar sustentação e força a essa idéia de melhores e piores, civilizados e bárbaros. Os povos que sofriam preconceito eram vistos como sendo degenerados, corrompidos por causa da sua falta de “sangue puro”. Essa visão de superioridade era estimulada pela ciência, ela dizia que pessoas negras, ciganas, mouros, judeus tinham o crânio menor, logo eram menos inteligentes e por isso menos civilizadas, esses preconceitos que se iniciou no século XV, perpassa por nós até os dias atuais.
Atualmente ainda somos discriminados, o negro ainda é visto como “preguiçoso”, a mulher como “burra”, esse preconceito recai sobre a nossa sociedade nos dias atuais. As mulheres são vistas como sendo propriedades privadas dos homens o que faz com que eles se achem os donos da vida delas. Esse fato contribui grandiosamente para a violência doméstica, pois a mulher vive com uma pessoa que se sente superior a ela, e por isso, pode fazer o que quiser com a vida da sua propriedade, assim como os fazendeiros fazia com seus escravos. A mulher deixa de ser a dona da sua vontade própria, e se torna refém de um marido tirano que usa da violência como forma de impor sua vontade. Ela se torna cada dia mais submissa, e as agressões físicas, sexuais e psicológicas só aumentam, pois o medo e a falta de denuncia fortalecem o extinto animalesco desse homem, fazendo com que as agressões se tornem cada dia mais frequentes e mais violentas.
Sendo assim, é necessário que essa mulher tome coragem para enfrentar esse homem, denunciando e não permitindo que ele cometa essa atrocidade com ela, só assim ela será a dona da sua própria vontade.

Fonte:
Imagem: http://hiphopmulher.ning.com/events/semana-de-ativismo-posse 

Nenhum comentário:

Postar um comentário