quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Violência de Gênero

Por Vitor Barbosa dos Santos
Segundo a Organização mundial de Saúde a violência de gênero é entendida como um problema de saúde pública. Essa violência é qualquer ato que resulta algum sofrimento ou dano físico, psicológico ou sexual à mulher, até mesmo ameaças de tais atos, privação arbitrária de liberdade em público ou na vida conjugal, como maus tratos, castigos, pornografias e agressão sexual (KRONBAUER e MENEGHEL, 2005).

Segundo GIFFIN, 1994 afirma que nas sociedades onde a definição do gênero feminino referida à esfera familiar e à maternidade, a referência fundamental da construção social do gênero masculino é sua atividade na esfera pública, concentrador dos valores materiais, o que faz dele o provedor e protetor da família. Enquanto nestas mesmas sociedades, atualmente, as mulheres estão maciçamente presentes na força de trabalho e no mundo público, a distribuição social da violência reflete a tradicional divisão dos espaços: o homem é vítima da violência na esfera pública, e a violência contra a mulher é perpetuada no âmbito doméstico, onde o agressor é, mais freqüentemente, o próprio parceiro.

Ao organizar a sociedade, os seres humanos utilizam vários eixos de hierarquização, estabelecendo regras culturais, sociais, éticas e legais para reger o comportamento de indivíduos na coletividade. As regras de autoridade, gênero e idade são fatores de grande importância na análise das relações sociais e interpessoais da violência sexual dentro do espaço doméstico ou fora do mesmo. A regra da autoridade determina o domínio do mais forte sobre o mais fraco, enquanto que a de gênero regula as relações entre homens e mulheres. A regra de idade, de um lado rege as relações entre crianças e adolescentes e, do outro, as relações entre adultos detentores do poder e desses sobre os primeiros, socialmente excluídos do processo decisório (SAFFIOTI, 1997).

Referências:
KRONBAUER,José Fernando Dresch; MENEGHEL, Stela Nazareth. Perfil da violência de gênero perpetrada por companheiro. Rev. Saúde Pública. São Paulo, v. 39, n. 5, out. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89102005000500001&script=sci_arttext>. Acesso em: 03 out. 2011.

GIFFIN, Karen. Violência de Gênero, Sexualidade e Saúde. Ver. Saúde Pública., Rio de Janeiro, p.146-155, 1994. Disponivel em: < http://www.scielo.br/pdf/csp/v10s1/v10supl1a10.pdf>. Acesso em 03 out. 2011.

SAFFIOTI, Heleieth. No fio da navalha: violência contra criança e adolescente no Brasil atual. In: Madeira FR, organizador. Quem mandou nascer mulher? Estudos sobre crianças e adolescentes pobres no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Record/Rosa dos Tempos; 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário