sábado, 1 de outubro de 2011

Francamente falando..

Por Rayanne Santos Moulaz

As mulheres sempre foram vítimas da desigualdade de gênero. A ela era resguardado as atividades domésticas, cuidado com os filhos e com o marido, ela não podia votar, trabalhar, estudar, ser independente Essa ação é consequência de uma sociedade machista que coloca a mulher em uma condição de inferioridade em relação aos homens é o que conhecemos como desigualdade de gênero, ou seja, mesmo com todo o aumento dos direitos e da autonomia feminina ainda temos as diferenças provocadas pelo simples fato da mulher ser mulher. Mulheres ganham salários menores mesmo com o mesmo grau de estudo, exercendo a mesma função que os homens. Ainda hoje existem profissões tidas como sendo masculinas, quando a mulher entra nesse mercado predominantemente masculino, ela sofre discriminação.
Hoje sabemos que as mulheres estudam mais que os homens e ainda é pouca a quantidade de mulheres em cargos de chefia de grandes empresas, isso mostra às desigualdades de gênero que ainda são predominantes na nossa sociedade machista. A luta da mulher pela sua inserção no mercado de trabalho não foi fácil, elas tiveram que lutar para ter o direito de trabalhar, de votas, de estudar, enfim de exercer a cidadania de modo pleno. A autonomia que elas têm conquistado diariamente faz com que as mulheres de hoje tenham autoconfiança e lutem para fazer valer seus direitos, buscando uma maior participação na política, efetivação de seus direitos e igualdade salarial em relação aos homens. Vale destacar que atualmente as mulheres são a maioria nas universidades, embora ainda sejam poucas em cargos de chefia. Porém existe também o outro lado da história, a violência de gênero ainda está presente em várias relações.
Várias mulheres são agredidas diariamente por seus maridos/companheiros, a elas foram conquistadas políticas de apoio a essas vítimas como a lei Maria da Penha, porém ainda é alto o número de mulheres agredidas que se calam. É nesse contexto de mudança que se encontra as atuais mulheres brasileiras, lutando por espaço político, por emprego, igualdade salarial e ainda convivendo com a violência doméstica. Neste cenário de violência doméstica é que se encontram os gráficos abaixo, essa é apenas uma demonstração de algo que acontece diariamente em nosso dia a dia. A violência acontece em todas as classes, com todas as idades, sendo assim, temos que lutar cada dia mais para que acabe de vez com essa vergonha que a violência doméstica, os gráficos abaixo demonstram essa triste realidade sofrida por várias mulheres em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário