segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mulher e o Mercado de Trabalho

Por Jordano Miguel dos Santos Machado
Vivemos numa sociedade com diversas desigualdades, principalmente de gênero e raça, porém nas últimas décadas é evidente a inserção da mulher no mercado de trabalho, por diversas razões, como o aumento da industrialização, urbanização e diminuição da taxa de fecundidade.
Mas ainda há fatores que não são tratados de forma igualitária, como a questão salarial, onde ainda há diferenças salariais em relação ao sexo masculino e dificuldade de acesso a cargos de alto escalão.
Outro ponto é que apesar da participação da mulher ser crescente no mercado de trabalho, observa-se que essa participação é mais crescente nas profissões como professora, cabeleireira, cozinheiras, trabalhadoras da área de saúde, trabalhadoras do setor de limpeza e principalmente empregadas domésticas que também na maioria das vezes são negras com baixo nível de escolaridade.
Ter a mulher no mercado de trabalho é uma grande conquista, mas não basta apenas ser independente, é necessário que seja reconhecida e valorizada na sociedade já que de que todos nós somos iguais perante a lei.
REFERÊNCIA
CAMARGO, Orson. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/a-mulher-mercado-trabalho>. Acesso em: 30 set 2011
NUZZI, Vitor. Rede Brasil Atual. Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/2011/03/mulheres-no-mercado-de-trabalho-alguns-avancos-e-velhos-problemas>. Acesso em 30 set 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário