sábado, 1 de outubro de 2011

Mudanças da sociedade

Por Creuza Batista Belcabello

A partir da revolução Industrial em meados do século XVIII, com a expansão mundial a partir do século XIX, as transformações foram acontecendo devido a vários fatores, sendo o mais importante o liberalismo econômico, estabelecendo necessidades de estudo em relação às novas formas de articulações para o crescimento da produção.
Ao analisar os maiores problemas do Brasil em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas), estabeleceu oito motivos para mudar o mundo, entre eles a promoção da igualdade entre os sexos, onde este parece ganhar mais ênfase, sendo que, de acordo com o relatório do fórum econômico mundial o investimento na educação feminina contribui na redução de grande parte dos problemas sociais, ou seja, gravidez indesejada, mortalidade infantil, aumentando a auto-estima ao adquirir profissão e ganhos salariais.
A desigualdade e a pobreza sempre fizeram parte da sociedade onde uma é conseqüência da outra.  A incansável luta por um desenvolvimento será sempre voltadas às dicotomias sociais, pois as diferenças são mutantes e fazem parte da história da humanidade. Desse modo a inserção da classe feminina no mercado de trabalho evidenciou a elevação e participação efetiva na sociedade se tornando indispensável para o desenvolvimento do país.
Leonardo Boff ( 2005 ) diz que,
“As potencialidades humanas de sensibilidade  pelo outro, de ternura pela vida, de colaboração desinteressada são secundarizadas  para dar lugar aos sentimentos menores da exclusão e dar vantagem pessoal ou classista”.
A ideologia do sistema capitalista e do neoliberalismo fez com que a sociedade dispusesse até de sua própria família onde não se encontra mais a família nuclear originando vários outros modelos, onde uma grande maioria tem a mãe como provedora. 

BOFF, Leonardo. Ecologia Social: Pobreza e Miséria, 2005.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. World Population Prospect, 2006. Disponível em: <http://esa.un.org/unpp/>. Acesso em 25/03/2010.
_________. Estatísticas do Século XX . Rio de Janeiro: IBGE / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2006.
_________. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. Anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário